evento1246477350.jpg

Programação de Férias no Museu Antropológico

Evento

: Miniauditório do Museu Antropológico

: 09 a 30 de Julho 2009

Sexta, 31/07/09, às 14h, exibição do filme BAMAKO. Debatedor: Prof. Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.
Projeto Férias no Museu Antropológico
 Sessões de Filmes
 
Durante as férias de julho, sempre às sextas-feiras, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás promove atividades especiais para o público. A programação prevê sessões de filmes com debate, com o objetivo de fomentar discussões sobre interculturalidade, tendo como referência obras cinematográficas. A proposta inicial é abranger não somente a produção nacional, mas também as diversas leituras propiciadas pela produção internacional, visando estimular o conhecimento e a compreensão do processo histórico e cultural.
 
As Sessões, com entrada gratuita e direito a declaração de participação, serão realizadas às 14 horas dos dias 10, 17, 24 e 31 de julho de 2009 no Miniauditório do Museu Antropológico. Com este Projeto, o Museu pretende suprir a  necessidade de opções para pessoas da comunidade que estão em férias e buscam alternativas que envolvam lazer, entretenimento e novos conhecimentos a baixo custo.
 
Confira abaixo a programação e participe!
 
Dia 10/07/09 ( sexta-feira) - 14 horas
 
Filme: O Último Samurai
Direção: Edward Zwick . (EUA, 2003)
Tempo de duração: 144 minutos
Debatedor: Prof. Manuel Ferreira Lima Filho/FCS/UFG
 
Sinopse
Em 1870 é enviado ao Japão o capitão Nathan Algren (Tom Cruise), um conceituado militar norte-americano. A missão de Algren é treinar as tropas do imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura), para que elas possam eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região. Porém, após ser capturado pelo inimigo, Algren aprende com Katsumoto (Ken Watanabe) o código de honra dos samurais e passa a ficar em dúvida sobre que lado apoiar.
 
 
Dia 17/07/09 ( sexta-feira ) – 14 horas
 
Filme: Cinema, Aspirinas e Urubus
Direção: Marcelo Gomes, (Brasil, 2005 )
Tempo de duração: 90 minutos
Debatedora: Profa. Maria Luiza Rodrigues Souza/FCS/UFG
 
Sinopse
Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.
 
 
Dia 24/07/09 ( sexta-feira ) – 14 horas
 
Filme: A Vida dos Outros
Direção: Florian Henchel Von Donnersmarck, (Alemanha, 2006)    Duração: 137 min.
Debatedora: Profa. Manuelina Maria Duarte Cândido/ FCS/UFG
Sinopse: Georg Dreyman (Sebastian Kock) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para decobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa essa tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulriche Muhe), seu subordinado de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Chista-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Chista-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.
 
 
Dia 31/07/09 ( sexta-feira ) – 14 horas
 
Filme: Bamako
Direção: Abderrahmane Sissako, ( França, 2006 )
Tempo de Duração: 115 minutos
Debatedor: Prof. Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro/Coordenador de
Pós-Graduação em Cinema/Faculdade Cambury
 
Sinopse
Cidadãos africanos decidem processar as instituições financeiras internacionais pelo estado de endividamento em que se encontra o continente. O julgamento se instaura nos jardins de uma casa em Bamako. Só que os procedimentos legais são recebidos com indiferença pelos habitantes locais, que seguem adiante com sua rotina. Entre eles estão Chaka e Melé. Ela é cantora num bar, ele está desempregado, e a relação dos dois passa por um momento difícil. Participou da seleção oficial do Festival de Cannes de 2006, sendo exibido fora de competição.
 
 
 
 
Maiores informações podem ser obtidas na Coordenação de Intercâmbio Cultural do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás.
Praça Universitária, 1166, Setor Universitário - Goiânia – GO. 74001-970  
Fones: (62) 3209 – 6375/ 3209 -6010 Site: www.museu.ufg.br