A expectativa é de mostrar a vitalidade da antropologia no mundo e em especial na América Latina.
Na continuidade da tradição de intercâmbio científico com a produção oriunda do Mercosul e da América Latina, a VII RAM propõe mais um desafio para a troca de saberes e fazeres da disciplina no campo da antropologia.
A diversidade de experiências e a riqueza dos diferentes campos de especialização encontram na proposta desta reunião um fórum privilegiado para nutrir a vocação comparativa da própria disciplina, alargando o conhecimento antropológico.
O VII RAM tem a expectativa de mostrar a vitalidade da antropologia no mundo e em especial na América Latina em seu compromisso ético de engajar-se em questões que afligem a humanidade, e nas quais pode modestamente contribuir para o conhecimento dos processos que dinamizam o mundo social.