Weby shortcut

Coordenação de Antropologia

Updated at 06/12/19 17:56 .
gfgf

Diego Teixeira Mendes (Currículo Lattes)

Bacharel em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.Participou como pesquisador da Missão Franco-Brasileira no projeto "Pré-História e seus paleoambientes na Bacia do Paraná e no Estado do Mato Grosso". Atuou como arqueólogo do Centro Nacional de Arqueologia/Iphan junto as coordenações de Pesquisa e Licenciamento e Normas e Acautelamento. Atualmente é Arqueólogo e Vice-Diretor do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência nas áreas de Arqueologia Brasileira Pré-Colonial e Gestão do Patrimônio Cultural.

E-mail: diegotmendes@ufg.br; antropologia.ma@ufg.br

Telefone: 3209-6391

Responsável pela Coordenação de Antropologia

 

Equipe:

 

 

 Rosani Moreira Leitão  (Currículo Lattes)

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (2005), com estágio doutoral no exterior, pelo Centro de Investigaciones y Estudios Superiores em Antropolgía Social (CIESAS), no México. Mestre em Educação (1997), Especialista em Políticas Públicas (1994) e Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado - 1991 e Licenciatura - 1992), pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG). Docente Colaboradora do curso de Licenciatura em Educação Intercultural de Formação de Professores Indígenas (UFG). Atuou como Coordenadora da Divisão de Antropologia do Museu Antropológico da UFG no período de 2006 a 2018. Atualmente coordena o projeto Bonecas de cerâmica Karajá como patrimônio cultural do Brasil: contribuições para sua salvaguarda. Tem experiência nas áreas de Antropologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: etnologia indígena, etnografia e educação, educação intercultural, patrimônio cultural, estudos comparados sobre as Américas e direitos humanos. Na UFG, atuou e atua como pesquisadora em projetos de pesquisa e extensão e realizou/realiza pesquisas etnográficas e outras atividades acadêmicas com povos indígenas no Brasil e no México, tendo trabalhos realizados com os seguintes povos: Avá-Canoeiro, Guajajara, Karajá e Terena (no Brasil) e Purhépecha (no México).

E-mail: rmleitao@ufg.br

Telefone: 3209-6382

Técnica em Assuntos Educacionais

Coordenação de Antropologia

 

Tatyana

Tatyana Beltrão de Oliveira (Currículo Lattes)

Especialista em Gestão em Turismo Cultural e Ambiental pela Faculdade Araguaia (2007).

E-mail: tatyana.beltrao@ufg.br

Telefone: 3209-6392

Assistente administrativo 

Laboratório de Arqueologia (Labarq)

 

Foto Rafael Labarq

Rafael Lemos de Souza (Currículo Lattes)

Possui graduação em Arqueologia (2010) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Mestrado em Antropologia Sócio-Cultural (2014) pela Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) e é doutorando em Arqueologia pelo Museu Nacional vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ). É sócio efetivo da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e sócio pós-graduando da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Etnoarqueologia, Etnologia Indígena, Bioarqueologia, Zooarqueologia, Tecnologia Cerâmica, Arqueologia Histórica, Arqueologia Pré-Colonial, e Arqueologia do Pantanal.

E-mail: rafaellemos@ufg.br

Telefone: 3209-6392

Técnico em laboratório

Laboratório de Arqueologia (Labarq)

 

Foto Paola

 Paola Gomes (Currículo Lattes)

Estudante de graduação do curso de História da UFG.

E-mail: paola31542@gmail.com

Estagiária

Coordenação de Antropologia

 

Foto Lucas Yabagata

 Lucas Veloso Yabagata (Currículo Lattes)

Estudante de graduação do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Atualmente membro do Projeto Thesaurus Karajá, desenvolvendo o plano de trabalho intitulado "Estudo dos artefatos plumários da Coleção William Lipkind do Museu Nacional/UFRJ (1938-1939)".

E-mail: lucasyabagata@discente.ufg.br 

Estagiário 

Laboratório de Arqueologia (Labarq)

 

 

Projeto Thesaurus Karajá: Diálogos interculturais e museologia compartilhada

 

Foto Lucas Santana

 Lucas Ferreira de Santana Silva (Currículo Lattes)

Graduando em História, pela Universidade Federal de Goiás. Participei como voluntário no projeto Fluxos Karajá, no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, hoje participo como voluntário no projeto Thesaurus Karajá e como estagiário remunerado no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás com o ofício na área de conservação e catalogação do acervo do mesmo.

E-mail: lucas.fss1@gmail.com 

Telefone: 3209-6373

Estagiário