Weby shortcut

Notícias

Opções Avançadas Busca exata  Todas as palavras  Qualquer uma das palavras
3
Biblioteca do MA recebe doação de livros
Em 21/05/2019 às 12:17

A Biblioteca Prof. Edna Luisa de Melo Taveira, localizada no Museu Antropológico da UFG, recebeu uma importante contribuição para o seu acervo. Ao todo, 5 obras foram doadas ao espaço serão disponibilizadas à comunidade, com o objetivo de despertar, cada vez mais, o interesse pela leitura. A doação foi feita pelo diretor do Museu Antropológico, Manuel Ferreira Lima Filho. Abaixo você confere a lista das obras que foram recebidas pela biblioteca:

1

2

3

4

5

Endereço: Av. Universitária, 1.166 Setor Universitário. CEP 75605-010 Goiânia-GO

Telefone: (62) 3209-6374     
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. 
 
Coordenadora: bibliotecária Silvânia Batista de Amorim. E-mail: bibliotecamuseu.ufg@gmail.com

Férias
Aproveite as férias para visitar o Museu Antropológico da UFG
Em 08/01/2019 às 12:56

A PUC TV registra as atividades que podem ser feitas no Museu Antropológico. Para quem gosta de história, uma ótima distração. Também é possível fazer visitas guiadas e em grupos.

Repórter: Jane Borges

Imagem: Samuel Dias

diego
Vice-diretor do MA apresenta trabalho em simpósio na Argentina
Em 07/12/2018 às 12:53

O vice-diretor do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, Diego Teixeira Mendes, apresentou seu trabalho intitulado "Tecnologia Lítica e Análise Intra-Sítio das Ocupações da Transição Holoceno Inicial/Médio do Sítio Brito (Sarutaiá/SP/Brasil" no formato de apresentação oral no Simpósio 4 - "Contribuciones de los estudios de variabilidad tecnológica para la arqueologia del problamiento americano" que integrou a programação do 9 Simpósio Internacional "El Hombre Temprano en America: Lá Gente y sus Lugares, Necochea (Argentina), que aconteceu entre os dias 27 e 30 de novembro de 2018.

 

diego

Homenagem à Wüst
Museu Antropológico presta homenagem à Irmhild Wüst
Em 04/12/2018 às 10:36

Irmhild Wüst foi professora, arqueóloga e pesquisadora. Destacou-se pela notável atuação na pesquisa, docência e formação de discentes no campo da Arqueologia.

 

Foto: PUC-GO/IGPA Texto: Manuel Ferreira Lima Filho

 

TV UFG
Se liga na UFG! Museu Antropológico
Em 03/12/2018 às 09:11

O Programa "Se liga na UFG!" que divulga as ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade apresenta o Museu Antropológico.

Visitação à Biblioteca Seccional do Museu Antropológico após a inauguração no sistema SIBI.
Biblioteca seccional é inaugurada no Museu Antropológico
Em 23/11/2018 às 11:40

Títulos já estão disponíveis para consulta e empréstimos

Texto: Michele Martins

Fotos: Lucas Yabagata

 

Nesta quarta-feira, 21/11, ocorreu a inauguração da Biblioteca Seccional Prof. Edna Luísa de Melo Taveira (BSMA), localizada no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás. A iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos do Museu Antropológico. De acordo com a bibliotecária Silvânia Batista de Amorim, a nova seccional que está inserida no Sistemas de Bibliotecas (Sibi) já disponibiliza os serviços consulta e de empréstimo de títulos especializados em Antropologia, Museologia, Arqueologia e estudos de gênero e sexualidade. Estes últimos especialmente doados pelo grupo Transas do Corpo. Silvânia Amorim informou ainda que a biblioteca está funcionando de 12h às 18h e que em breve estará aberta também em período noturno. A diretora do Sibi reconheceu o trabalho da equipe do Museu Antropológico e a lembrança da professora Edna Taveira que dá nome ao espaço. Para a diretora do Sibi, “é preciso estabelecer esta biblioteca como espaço de estudo, cultura, lazer”, declarou.

 livros biblioteca BSMA

Títulos especializados em Antropologia, Museologia, Arqueologia e estudos de gênero e sexualidade já estão disponíveis

 

Servidores e estudantes de diversas unidades e órgãos da UFG estiveram presentes na inauguração, bem como o reitor Edward Madureira Brasil, os pró-reitores de Cultura e Extensão (Proec), Lucilene Maria de Sousa, de Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas), Everton Wirbitzki da Silveira, de Inovação e Pesquisa (PRPI), Jesiel Freitas Carvalho, e a diretora do Sistema de Bibliotecas, Maria de Souza Lima Santos.

O reitor da UFG agradeceu aos membros do Museu Antropológico e do Sistema de Bibliotecas da UFG . Lembrando a tragédia do incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, Edward Madureira defendeu que a situação dos museus é um descaso do Estado brasileiro “a construção da memória do povo brasileiro está intimamente ligada às instituições universitárias e nunca tivemos uma política para lidar com seriedade essa questão”, afirmou.

banner museu antropológico 50 anos_selo comemorativo

Selo comemorativo dos 50 anos do Museu Antropológico

Ao destacar a comemoração dos 50 anos do Museu Antropológico, o reitor lembrou a importância dessas instituições para preservação da memória da sociedade. Ele também fez questão de dizer sobre ameaças que o ensino superior público tem sofrido. “O nosso papel é mostrar e convencer a sociedade da nossa importância. Só uma forma pode nos preservar e fortalecer, que é a força da sociedade. Ela quem vai dizer não ao desmonte ou o fim das universidades públicas. Não vai ser um momento político que vai nos tirar da direção correta de uma instituição transformadora e comprometida com o desenvolvimento. E vamos fazer de 2019 o ano do Museu Antropológico e dos museus na Universidade”, declarou o reitor.

Reitor na inauguração da biblioteca BSMA

O reitor da UFG destacou a importância dos museus e universidades para a memória e desenvolvimento da sociedade

 

O professor Manuel Ferreira Filho agradeceu toda a equipe de servidores Museu pelo trabalho de reformulação da nova biblioteca, em especial aos estagiários que trabalharam na catalogação dos títulos no Sistema de Bibliotecas da UFG. Anunciou também, dentro das comemorações dos 50 anos do órgão, o lançamento do selo comemorativo e o início da primeira etapa de reforma do MA. “esse trabalho só foi possível porque estabelecemos metas de planejamento, com destaque para a inclusão da biblioteca no Sibi e o desenvolvimento do plano de comunicação do Museu. A partir de agora vamos ver inovações no processo de comunicação com os públicos internos e externos do MA”, declarou o diretor.

inauguração BSMA _ discurso diretor Manoel

Para o diretor do MA,Manuel Ferreira Filho, o destaque do planejamento de sua gestão será a aproximação com a sociedade

Fonte : Secom

g
Programação completa da Primavera dos Museus
Em 15/09/2018 às 18:19

Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a temporada de eventos acontecerá de 17 a 23 de setembro e propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

6
Sessão de Cinema - Nostalgia da Luz
Em 12/09/2018 às 21:33

Evento Local: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira (Museu Antropológico)

Tipo: Regional

Período do Evento : 13 Setembro de 2018 às 19:00.

 

 

QWQW
CANCELADO - Projeto Cinema Com Debate
Em 11/09/2018 às 11:51

 

A SESSÃO ESTÁ CANCELADA.

 

Evento Local: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira (Museu Antropológico)

Tipo: Regional

Período do Evento : 12 Setembro 2018 às 19:00

 

escada2.
Museu Antropológico colabora com a formação de estudantes do Núcleo Takinahaky
Em 13/08/2018 às 16:17

No período de 06 a 10 de agosto de 2018, o Museu Antropológico, por meio de seus profissionais e de seus espaços educativos especializados (reservas técnicas, laboratórios e exposições), colaborou com a formação dos professores indígenas, estudantes do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, oferecido pelo Núcleo Takinahaky, este último criado em 2007 para formar professores indígenas, na Universidade Federal de Goiás.

Parte das atividades do curso Museologia e documentação de saberes aconteceram no Museu, onde os estudantes tiveram oportunidade de discutir os conceitos relacionados aos museus e seus campos de atuação, bem como a importância dessas instituições na preservação das memórias e na salvaguarda, difusão e fortalecimentos das culturas e das identidades dos povos.

O curso Museologia e documentação de saberes compõe a matriz curricular da Licenciatura em Educação Intercultural, que é organizada a partir de temas contextuais e não de disciplinas.  

 

    Educ. Intercultural3            Educ. Intercultural

 

No Museu Antropológico, espaço de pesquisa interdisciplinar em antropologia e áreas afins, os estudantes indígenas puderam visitar espaços especializados e participar de oficinas de preservação, conservação, documentação e guarda de acervos etnográficos e arqueológicos.

 

 dIEGO 2       rosani3

 

Também foram realizados os primeiros procedimentos de tratamento de um pequeno acervo etnográfico constituído pelo Nucleo Takinahaky, a partir de doações dos alunos no decorrer dos seus 10 anos de existência, com o objetivo não só de conservação e guarda desses objetos, mas também de pensar um projeto expositivo para os mesmos.

 

Participaram do curso, 38 estudantes ingressados nos anos de 2013, 2014 e 2015 e já em fase de conclusão dos seus estudos na UFG. Estiveram presentes representantes dos povos Apinajé, Canela, Gavião, Kamayurá, Karajá, Krahô, Tapirapé, Tapuia, Xacriabá, Xavante e Xerente. As visitas técnicas e oficinas resultaram em discussões muito produtivas. Foram dias intensivos de muitas trocas e aprendizados, já que a grande maioria do acervo salvaguardado pelo MA é proveniente das regiões onde vivem os povos indígenas aos quais os estudantes pertencem, sendo que muitos dos artefatos vistos já não são confeccionados nas suas aldeias.

 

 escada2.             dança xavante

 

Um dos assuntos abordados no curso foram os museus comunitários, como espaços de documentação de saberes, de sistematização das memórias e de empoderamento e fortalecimento das identidades indígenas, visto que muitos estudantes estão interessados em criar museus e espaços culturais em suas aldeias. 

                                                                                                                                                                                                                           

espelho 2

 

O curso foi planejado e conduzido por Rosani Moreira Leitão, contando com a colaboração de outros profissionais e estagiários do MA. Colaboraram com as oficinas os/as especialistas Adelino Carvalho, Ana Cristina Santoro, Diego Mendes, Janice Mateucci, Karolyn Soledad Saavedra, Tatyana Beltrão, Aline dos Santos Oliveira, Lucas de Souza Nonato, Thaís Maia e Paola Gomes.   

        

MA/UFG assinam convênio MOA/UBC
Em 12/07/2018 às 10:58

O Reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, e o Diretor do Museu Antropológico da UFG receberam no dia 09 de julho, o professor Nuno Porto, da University of British Columbia, localizada em Vancouver - Canadá. No ato da visita foi assinado um convênio entre o Museu Antropológico da UFG e o Museu de Antropologia da universidade canadense. O MOA, como é conhecido.

Convênio

O diretor do Museu Antropológico da UFG reiterou que "A formalização da cooperação entre as instituições irá oferecer inúmeras oportunidades para discentes, técnico-administrativos e docentes. Nosso esforço é para celebrar esse conhecimento compartilhado".

O reitor, Edward Madureira, destacou o esforço das várias áreas que se empenharam para a celebração do convênio. "Se nos engajamos em ações que nos motivam e reunimos pessoal dedicado, com certeza iremos chegar aos bons resultados que a UFG deseja", destacou.

 

 

 

                         Convenio 1                                 Servidores

Fake News
Exposição "É verdade? Uma expo-reflexão sobre fake news"
Em 05/07/2018 às 10:32

Foi aberta ao público no dia 04 de julho de 2018, na sala de exposição de curta duração do Museu Antropológico da UFG a exposição "É verdade? Uma expo-reflexão sobre fake news".

Esta exposição é resultado da disciplina Comunicação Patrimonial IV - Concepção e Montagem de Exposição, do curso de Bacharelado em Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. O período para visitação vai do dia 4 de julho a 31 de agosto. 

A equipe organizadora é composta pelos/as discentes Andreia Chavier de Oliveira, Benedito José Ferreira da Silva, Camila Beatriz Faria, Clécia Santana dos Santos, Isac Ferreira de Sousa, Judivan Alves Ferreira, Kethelyn Silva Moura, Mara Lúcia de Paiva Najar, Maurício Gonçalves do Nascimento Rodrigues Lima e Milena de Souza; orientados pela professora Gleyce Kelly Heitor.

Como as fake news repercutem em nossas vidas?

Essa é uma pergunta que atravessa a exposição É verdade? Uma expo-reflexão sobre fake news, realizada no Museu Antropológico da UFG, para debater o tema das notícias falsas, seus contextos históricos, midiáticos e culturais, com o objetivo de criar um espaço de diálogo sobre os diferentes usos e tipos dessas notícias, bem como problematizar a interferência do fenômeno nas nossas concepções de verdade.

 Outras informações podem ser acessadas aqui.