ocupe o museu

Visite a Exposição Ocupe o Museu - Memórias de Goiânia 04/04/2013

Atualizada em 21/08/14 11:46.

Local de Realização: Museu da Imagem e do Som de Goiás- MIS GO
Data de Realização: 04/04/2013 - 31/07/2013

A exposição Ocupe o Museu Memórias de Goiânia, em sua primeira edição, no ano de 2012, foi concebida a partir de conversas e entrevistas com moradores do entorno do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás que, ao relembrarem os tempos de infância e de juventude, situaram o córrego Botafogo como um importante lugar de memória da cidade.

As memórias dessa exposição são memórias do córrego Botafogo, de suas águas e margens, das ruas, praças e das pessoas que viveram e vivem em suas proximidades: os que vieram (e vem) construir Goiânia, chegando de todas as partes e se instalando perto do pequeno riacho que fornecia aos chegantes água, peixe e pequenas caças; brincadeira, lazer e repouso. No fluxo de suas águas – hoje contidas por margens retilíneas de cimento – o curso das lembranças foi desatado para falar da infância, dos quintais, das serenatas, das carências e pioneirismo que formam as primeiras histórias do lugar Goiânia.

A exposição OCUPE O MUSEU MEMÓRIAS DE GOIÂNIA pretende inaugurar uma prática de acolhimento de iniciativas de pessoas da cidade, de cidades próximas e da região que queiram fazer dos espaços dos museus um lugar para expor, celebrar, pensar, informar, refletir, guardar e divulgar as experiências da memória e da vida coletiva. Um lugar que nos inspire e nos movimente em direção à cidadania e ao prazer da vida compartilhada.

Nesta segunda edição, a exposição ocupa o espaço do Museu da Imagem e Som de Goiás, na Praça Cívica, e integra a programação do IV Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás cujo tema é Educação, Museus e Cidades. Uma ótima oportunidade para re-explorar o potencial pedagógico das imagens e textos das memórias de Goiânia que integram a mostra.

A exposição será aberta no dia 4 de abril às 20:30h e ficará aberta para visitação até o dia 31 de julho.

ocupe o museu

Fonte: MIS-GO