Museu Antropológico e Faculdade de Ciências Sociais selecionam estagiários para atuarem em projetos de pesquisa.

Atualizada em 18/02/12 22:30.

O Museu Antropológico da UFG juntamente com a Faculdade de Ciênciais Sociais está selecionando estagiários bolsistas e voluntários para atuarem em projetos de pesquisa.

O Museu Antropológico e a Faculdade de Ciências Sociais selecionam estagiários bolsistas e voluntários para atuarem nos seguintes projetos:

1) Imagens e relatos de um sertão desconhecido: organização e tratamento técnico do acervo Acary de Passos Oliveira (Coordenação: Rosani Moreira Leitão e Gustavo de Oliveira Araújo)

O objetivo do projeto é organizar e tornar público o acervo Acary de Passos Oliveira. Acary de Passos, já falecido, foi o primeiro diretor do Museu Antropológico. Foi sertanista no contexto dos esforços oficiais de interiorização do país. Atuou em várias expedições do projeto Marcha para o Oeste e fez parte da Expedição Roncador-Xingu nos anos de 1943 e 1944. Por mais de 40 anos, manteve contatos com as populações indígenas do Centro-Oeste. Das muitas viagens feitas a aldeias do estado de Goiás e Mato Grosso, resultou um rico acervo documental, constituído de imagens fotográficas (fotos impressas, slides e negativos), gravações em áudio e vídeo e cadernos de campo com conteúdos variados. Faz ainda parte deste acervo uma vasta correspondência em forma de cartas trocadas inclusive com os irmãos Vilas Boas, conhecidos sertanistas e indigenistas e importantes protagonistas da criação do Parque Indígena do Xingu.

Os estagiários selecionados atuarão no projeto por um período de seis meses.

2) Tratamento técnico e disponibilização do acervo iconográfico e documental do Museu Antropológico (Coordenação: Vânia Dolores Estevam de Oliveira e Vera Regina Barbuy Wilhelm).

O conjunto documental abordado pelo projeto é, na sua maioria, decorrente de pesquisas etnográficas realizadas pelo CECUP (Centro de Estudos da Cultura Popular), no âmbito dos projetos Biblioteca da Vida Rural Brasileira e Memórias Operárias na Construção de Goiânia. O CECUP foi criado em 1981, por um grupo de professores de diferentes departamentos do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Goiás (hoje desmembrado nas Faculdades de Ciências Sociais, História, Filosofia e Letras) interessados nos estudos do tema cultura popular. O acervo produzido pelo CECUP é constituído de gravações em áudio e vídeo (fitas cassete e VHS); imagens fotográficas, notas etnográficas e algumas publicações, abordando uma variedade de assuntos relacionados à cultura popular, principalmente manifestações e celebrações religiosas. A maior parte do acervo foi coletada no município de Jaraguá e em Goiânia, a capital do Estado.

Os estagiários serão selecionados para atuarem no projeto por um período de doze meses.

Os candidatos serão selecionados conforme os critérios abaixo:

1) Alunos de graduação em Ciências Sociais, História ou Museologia, matriculados nos semestres correspondentes ao período de vigência do projeto e que não estejam cursando o último semestre do curso e que não tenha qualquer tipo de reprovação no histórico escolar;

2) Ter disponibilidade de tempo para se dedicar 20 horas semanais às atividades do projeto;

3) Não receber qualquer outra modalidade de bolsa e não participar de outro estágio remunerado.

4) Ter noções básicas de informática e domínio de programas e procedimentos de armazenamento de dados digitalizados;

A seleção se constituirá de análise dos documentos, com ênfase na pontuação obtida no Currículo Lattes e histórico escolar e no conhecimento das temáticas abordadas, verificado no decorrer da entrevista. No ato da inscrição, o candidato também deverá justificar por escrito o seu interesse em atuar no projeto.

As inscrições estarão abertas o período de 27 de fevereiro a 06 de março de 2012 e poderão ser feitas no Museu Antropológico, nas salas 55, das 8 às 12 horas e nas salas 55 e 56 das 14 às 18 horas. No momento da inscrição os candidatos deverão entregar os seguintes documentos: Ficha de inscrição preenchida e assinada; cópias dos documentos pessoais (RG e CPF); comprovante de matrícula; histórico escolar e Currículo Lattes.

Fonte: MA