noticia1278436095_ORIG.jpg

Férias de julho no Museu Antropológico. Filmes com debate todas as sextas.

Atualizada em 24/01/12 08:26.
O Projeto Cinema no Museu Antropológico é gratuito, aberto a todos os interessados e fornece declarações de participação. Clique, confira a programação e compareça!

PROGRAMAÇÃO:

DIA 09/07 (sexta-feira) – 14 horas
Filme: Invictus
Diretor: Clint Eastwood – (EUA, 2009)
Duração: 134 minutos
Debatedor: Prof. Cleber Augusto Gonçalves Dias - FEF/UFG

Sinopse: O filme Invictus conta a história do presidente sul africano Nelson Mandela (Morgan Freeman) que usa o esporte para unir a população, durante uma copa do mundo no País. Para conseguir essa façanha, chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africano, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.

DIA 16/07 (sexta-feira) – 14 horas
Filme: Estação Seca
Diretor: Mahamat-Salen Haroun – (Chade e França, 2006)
Duração: 92 minutos
Debatedor: Prof. Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro ( Escola de fotografia e Cinema da Faculdade Cambury)

Sinopse: Chade, 2006. Depois de anos de guerra civil, o governo garante anistia para todos os crimes de guerra. Atim, de 16 anos, recebe uma arma de seu avô e parte em busca do homem que matou seu pai. Deixando sua aldeia rumo à capital N'djamena, Atim rapidamente o encontra: Nassara está casado e estabelecido como dono de uma pequena padaria. Com a intenção de matá-lo, Atim se aproxima de Nassara e se torna seu aprendiz. A relação entre os dois se estreita e Atim, que acreditava que a aproximação lhe oferecia facilmente uma ocasião para matar Nassara, se vê em meio a uma situação imprevisível.

DIA 23/07 (sexta-feira) – 14 horas
Filme: A Negação do Brasil
Diretor: Joel Zito Araújo – (Brasil, 2000)
Duração: 90 minutos
Debatedores: Diogo Marçal Cirqueira/Mestrando em Geografia pela UFG e Igor Fernandes de Alencar/Graduando
em História pela UFG

Sinopse: O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

DIA 30/07 (sexta-feira) – 14 horas
Filme: Zona do Crime
Diretor: Rodrigo Plá - ( México, 2007)
Duração: 97 minutos
Debatedor: Prof. Reginaldo Teixeira Mendonça – FF/UFG

Sinopse: Cidade do México, México. Alejandro (Daniel Tovar) é um adolescente que vive em La Zona, um condomínio fechado protegido por guardas particulares. No dia de seu aniversário três jovens de uma favela vizinha invadem o local, para assaltar uma das casas. Durante o assalto eles matam uma mulher, mas a empregada consegue fugir e avisa a segurança. Os guardas reagem e matam dois dos invasores, mas Miguel (Alan Chávez) consegue escapar. Logo em seguida um grupo de moradores se reúne na casa de Alejandro, onde fica decidido que nada será dito às autoridades e que eles próprios procurarão o 3º invasor pela propriedade do condomínio.

Fonte: museu