noticia1262803477_ORIG.jpg

Projeto Cinema no Museu Antropológico conclui programação de férias com a produção francesa Horas de Verão.

Atualizada em 24/01/12 08:26.
A sessão ocorre nesta sexta, 12/02, às 14 horas, e o debate será coordenado pela professora Manuelina Maria Duarte Cândido, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG.

Dia 15/01 – ( sexta-feira ) 14 horas

Filme : Notícias de Uma Guerra Particular
Direção: João Moreira Salles e Kátia Lund (Brasil, 1999)
Tempo de Duração: 57 minutos
Debatedor: Profa. Maria Luiza Rodrigues/Faculdade de Ciências Sociais/UFG

Sinopse:
Um documentário sobre o estado da violência urbana no Brasil. O cenário é o Rio de janeiro, e os personagens são policiais, traficantes e moradores de favelas que se vêem envolvidos numa guerra diária e sem vencedores.

Dia 22/01 – ( sexta-feira ) 14 horas

Filme :  Estamira (Documentário)
Direção: Marcos Prado (Brasil, 2006)
Tempo de Duração: 121 minutos
Debatedor: Prof. Reginaldo Teixeira Mendonça/Faculdade de Farmácia/UFG

Sinopse:
Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.

Dia 29/01 – ( sexta-feira ) 14 horas

Filme : Mutum
Direção: Sandra Kogut (Brasil, 2007)
Tempo de Duração: 95 minutos
Debatedor: Prof. Rogério Santana/Faculdade de Letras/UFG

Sinopse:
Mutum é um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde se passa a história do menino Thiago e sua família. O filme mostra, sob o olhar infantil de Thiago, o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. O filme é baseado na obra Campo Geral , de João Guimarães Rosa.

Dia 05/02 – ( sexta-feira ) 14 horas

Filme : O Mundo
Direção: Jia Zhang Ke ( China, 2004)
Tempo de Duração: 138minutos
Debatedor: Prof. Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro (Escola de Fotografia e Cinema - Faculdade Cambury)

Sinopse:

Tao (Zhao) e Taisheng (Chen) são namorados e trabalham no World Park de Pequim, um parque temático de simulacros de mais de uma centena de monumentos de 14 países de todo o mundo, como a Torre Eiffel, o Big Ben, a esfinge ou o Taj Mahal. O mote é visitar o mundo sem sair de Pequim, com espetáculos que procuram reproduzir um pouco da cultura de outros países: “Dê-nos um dia, nós damos-lhe o Mundo”. Mas o parque reflete também uma Pequim fantasma, onde cruzam-se os dramas sociais e sentimentais de várias personagens. O amor trágico entre a inefável dançarina Tao e o segurança Taisheng ocupa o centro desses espaços vazios. Em O Mundo há uma disposição de tratar as novas orientações da sociedade chinesa, marcadas pela supressão do espaço íntimo e pela globalização, características atribuídas às metrópoles mais representativas do mundo.

Dia 12/02 – ( sexta-feira ) 14 horas

Filme : Horas de Verão
Direção: Olivier Assayas (França, 2008)
Tempo de Duração: 103 minutos
Debatedor: Profa. Manuelina Maria Duarte Cândido/Faculdade de Ciências Sociais/UFG

Sinopse:
As distintas trajetórias de dois irmãos e uma irmã de quarenta e poucos anos se chocam quando sua mãe — que preservava a obra de seu tio, o excepcional pintor do século 19 Paul Berthier —, morre repentinamente. Os filhos são levados ao confronto de suas diferenças. Adrienne, uma bem sucedida designer em Nova York; Frédéric, economista e professor universitário em Paris; e Jérémie, um dinâmico empresário que vive na China, são apresentados às texturas e lembranças do final da infância, às memórias partilhadas, criando uma visão única do futuro.

Fonte: Museu