noticia1258999219.jpg

Seleção de Estagiário para projeto sobre boneca Karajá.

Atualizada em 24/01/12 08:26.
O Museu Antropológico da UFG inscreve estudantes de graduação para seleção à bolsa no projeto de pesquisa Bonecas Karajá: arte, memória e identidade indígena no Araguaia.

MUSEU ANTROPOLÓGICO SELECIONA ESTAGIÁRIO/A DE GRADUAÇÃO PARA PROJETO DE PESQUISA

O Museu Antropológico da UFG está selecionando um/a estudante de graduação para trabalhar no projeto de pesquisa Bonecas Karajá: arte, memória e identidade indígena no Araguaia. O projeto tem como objetivo realizar estudos sobre as bonecas de cerâmica do povo Karajá, com o intuito de apresentar subsídios para propor o seu registro como patrimônio cultural imaterial brasileiro, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A pesquisa pretende reunir o maior número possível de informações sobre as referidas bonecas, também denominadas ritxòkò ou ritxòò, incluindo seus variados aspectos: métodos de confecção; matéria prima; usos cotidianos, rituais e comerciais; eventuais transformações ocorridas ao longo do tempo, bem como o lugar que esses objetos ocupam na rede de relações sociais e simbólicas da sociedade Karajá e desta com os demais segmentos da sociedade nacional.

O/a/s candidato/a/s à vaga devem ser estudantes de graduação da UFG dos cursos de ciências sociais, comunicação, história, ou artes visuais e estarem matriculado/a/s do terceiro ao sétimo período do curso. Deverão ser apresentados no momento da inscrição, comprovante de matrícula, Histórico Escolar, cópias de Carteira de Identidade e do Currículo Lattes e preencher ficha de inscrição justificando o interesse em trabalhar no projeto.

O valor da bolsa é de R$ 350,00 por mês. O/a/s interessado/a/s poderão se inscrever no período de 07 a 10 de dezembro de 2009, no horário das 14 às 18 horas, na sala 56 do Museu Antropológico, na Praça Universitária. Maiores informações pelos telefones (62) 3209-6384 ou 3209-6269, ou pelo e-mail: ritxoko@gmail.com.

Fonte: Museu