V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as

Atualizada em 24/01/12 08:26.
O V CBPN será realizado em Goiânia pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros ABPN com o tema Pensamento negro e anti-racismo: diferenciações e percursos.

O V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as será realizado em Goiânia, pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Goiás – UFG, da Universidade Católica de Goiás - UCG, da Universidade Estadual de Goiás - UEG, além de parceiros como órgãos governamentais nacionais, estaduais e municipais, entidades do movimento negro e empresas.

O tema do V CBPN Pensamento negro e anti-racismo: diferenciações e percursos aponta para a necessidade de contínua reflexão acerca da produção de intelectuais negros/as, em grande parte "invisíveis" na ciência brasileira e nas sociedades científicas.

Além disso, o pensamento negro em foco tem um horizonte transnacional e comporta variações e divergências dentro de uma unidade de construção de uma representação negra plural no Brasil e no mundo. Nas diferenciações do pensamento negro destacamos sujeitos e temáticas: o pensamento feminista negro, a juventude, os grupos afro-LGBTT, a intelectualidade negra não acadêmica.

As inscrições estão sendo feitas através do site http://www.museu.ufg.br/vcopene. As inscrições com trabalho (comunicações e pôsteres) devem apresentar resultados de pesquisa, estudos e experiências realizados por pesquisadores/as, estudantes, profissionais, ativistas e artistas negros/as.

Mais informações no nosso site http://www.museu.ufg.br/vcopene

 

 

Douglas Silva,

Assessor de Comunicação


 


V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (29/07 à 01/08/2008 - Goiânia - GO)

Núcleo de Estudos Africanos e Afrodescendentes / UFG

3209 60 10 R. 32

Fonte: V COPENE