card dia 22 de maio 1

MA promove diálogo e processos educativos com público

Atualizada em 22/05/20 18:44.

Participação dialógica com o público é o mote do dia 22 de maio na 18ª Semana Nacional dos Museus

Texto: Rosani Leitão e Rossana Klippel

Fotos: Arquivo MA/UFG

Fotos: Arquivo MA

card dia 22 de maio 1 card dia 22 de maio 2

card dia 22 de maio 3 card dia 22 de maio

Neste 22 de maio, o MA/UFG participa do penúltimo dia da dinâmica virtual lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM para a 18ª Semana Nacional de Museus. As imagens de hoje são acerca da “participação dialógica com o público”. No MA/UFG, a Coordenação de Intercâmbio Cultural é a principal responsável pelo contato direto com os públicos, a partir de mediações em exposições e uma diversidade de ações educativo-culturais ao longo de sua trajetória, em parceria com as demais coordenações. Os processos educativos devem ser pautados na dialogicidade, conforme prevê o Plano Museológico. No entanto, essas ações não são restritas à iniciativas do setor educativo-cultural, uma vez que o museu é uma instituição de caráter essencial e historicamente educativo e a educação perpassa todas as suas cadeias operatórias, objetivos, coordenações e setores.

Após abordar os conceitos de igualdade, diversidade e inclusão nas postagens anteriores, destacamos hoje a noção de diálogo intercultural nos projetos e ações do Museu Antropológico, que valorizam o trabalho compartilhado, a troca de saberes e o protagonismo das comunidades e de seus representantes, no que tange às suas memórias e aos seus patrimônios culturais.

As imagens fotográficas de hoje pertencem ao acervo do projeto "Diálogos interculturais: interlocução entre o Museu Antropológico e professores Terena" e registram atividades desenvolvida na UFG e em campo. O trabalho foi desenvolvido entre 2007 e 2009, em parceria com professores/as e estudantes Terena da aldeia Cachoeirinha (município de Miranda em Mato Grosso do Sul) e gerou como produto, e por meio de uma curadoria compartilhada, uma exposição de mesmo nome do projeto, cujo material exposto foi produzido principalmente por crianças em oficinas realizadas na escola da aldeia. O projeto contou com financiamento do CNPq e do Edital PROEXT / Edição de 2007 e foi contemplado com menção honrosa da 1ª edição do prêmio Darcy Ribeiro, promovido pelo IBRAM em 2009. Foi coordenado por Marisa Damas Vieira e Rosani Moreira Leitão e a equipe contou com a participação de estagiários da UFG e da comunidade de Cachoeirinha, cujos nomes seguem: Marcelo Perilo, Nubia Vieira Teixeira, Rafael Martins Santana e Patrik Thames (graduandos/as UFG) e Beijamim Terena (da aldeia Cachoeirinha). Participaram da curadoria da exposição os professores Terena: Maria de Lourdes Elias Sobrinho, Celinho Belizário e Aronaldo Júlio.

Sobre a 18ª Semana dos Museus

Começou na última segunda-feira a Semana Nacional de Museus (18ª SNM) com programações online planejadas por museus e instituições culturais de todo o país. Com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, a temporada que vai de 18 a 24 de maio é a 18ª edição do evento orquestrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Em virtude da necessidade da adoção de medidas de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), ainda na segunda quinzena de março, o Ibram recomendou que os eventos presenciais planejados para a 18ª SNM fossem cancelados e sugeriu que as instituições buscassem moldar suas atividades para ambiente virtual.

Confira aqui outras atividades dos Museus Ibram e acesse o Guia da Programação da 18ª Semana Nacional de Museus .

Fonte: www.museus.gov.br

Fonte: Comunicação do MA