card dia 20 de maio

MA mostra como a diversidade é compromisso da pesquisa antropológica

Atualizada em 21/05/20 20:50.

Diversidade é a palavra do dia 20 maio na programação on line da 18ª Semana de Museus

Texto: Rosani Leitão e Rossana Klippel

Fotos: Arquivo MA/UFG

card dia 20 de maio card dia 20 de maio.1

O MA/UFG segue compartilhando algumas de suas memórias através de fotografias durante a 18ª Semana de Museus ao participar da iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, que propõe reflexões sobre sua atuação a partir de uma palavra geradora. Para o dia 20 de maio, a palavra é diversidade.

Conforme previsto no Plano Museológico, é destacado o compromisso do Laboratório de Etnografia, que integra a Coordenação de Antropologia do MA/UFG, e tem por objetivo “desenvolver e apoiar pesquisas antropológicas de caráter etnográfico, voltadas para o conhecimento da diversidade cultural, das identidades e dos modos de vida dos povos e grupos sociais brasileiros, preferencialmente os que vivem na região central do Brasil”.

As pesquisas fomentam projetos que, em ações conjuntas entre as coordenações e equipe institucional, parceiros dentro e fora da UFG e interlocutores externos, reverberam também em iniciativas de ensino e extensão que valorizem a memória e diversidade patrimonial das comunidades e proporcionem experiências significativas que contribuam para a melhoria de sua qualidade de vida.

O registro fotográfico, datado de 2008, é de uma visita de alunos do curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG na exposição de longa duração Lavras e Louvores. O curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG tem como objetivo formar professores indígenas da região central do Brasil e conta atualmente com representantes de 27 etnias de diferentes áreas indígenas da região. Desde a criação do curso, em 2006, o Museu Antropólogo mantém algum tipo de colaboração com a formação destes professores, seja os recebendo em visitas técnicas, oficinas e outras atividades no próprio museu, seja colaborando com seus processos formativos em outros espaços da UFG ou em áreas indígenas.

Sobre a 18ª Semana dos Museus

Começou na última segunda-feira a Semana Nacional de Museus (18ª SNM) com programações online planejadas por museus e instituições culturais de todo o país. Com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, a temporada que vai de 18 a 24 de maio é a 18ª edição do evento orquestrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Em virtude da necessidade da adoção de medidas de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), ainda na segunda quinzena de março, o Ibram recomendou que os eventos presenciais planejados para a 18ª SNM fossem cancelados e sugeriu que as instituições buscassem moldar suas atividades para ambiente virtual.

Confira aqui outras atividades dos Museus Ibram e acesse o Guia da Programação da 18ª Semana Nacional de Museus .

Fonte: www.museus.gov.br

Fonte: Comunicação do MA