capa

Boletim Informativo - Agosto 2019

Atualizada em 09/09/19 11:29.

Confira abaixo todos os eventos realizados no Museu Antropológico no mês de Agosto de 2019.

08 e 09/08 - III Encontro de Discussão e Trabalho sobre a Implementação da Base:

O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) sediou, nos dias 08 e 09 de agosto, o III Encontro da Equipe Curricular Unificada para o Território Goiano.  O evento que foi realizado no Miniauditório Professor Aracy de Passos Oliveira reuniu cerca de 40 pessoas com o objetivo de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com a homologação da BNCC, várias ações de implementação têm sido desenvolvidas, entre as redes municipais e estadual de ensino do território goiano.

20/08 – Palestra “A Documentação do Museu Antropológico da UFG: cenário e relatos”:

No último dia 20, o Miniauditório Professor Acary de Passos Oliveira foi palco para um seminário sobre processos documentais e gestão arquivística do Museu Antropológico. A pesquisadora associada e curadora da Reserva Documental do órgão, Profa.  Vânia de Oliveira conduziu a atividade em  conjunto   com  a Restauradora e servidora da instituição, Ana Cristina Santoro e a Museóloga Vanessa Ferreira que já integrou o quadro de estagiários do Museu. Com o título "A documentação do Museu Antropológico da UFG: cenários e relatos", o seminário tratou do processo metodológico de arquivamento da documentação do MA desde a revisão do inventário do Museu perpassada pelo Plano Museológico da instituição até os percalços para a concretização arquivística.

21/08 – Parceria entre o projeto Cinema com Debate e o Cineclub: - O CinecluB exibiu o filme Barbarella, de 1968. O longa-metragem dirigido por Roger Vadim tem 1h38 de duração e é estrelado por Jane Fonda. Após a exibição, a advogada Samara Bueno e o artista visual Marcelo Andrade comandaram o debate sobre o filme.

23/08 - Parceria entre o projeto Cinema com Debate e o Cineclube Vingador Tóxico: - O Cineclube Vingador Tóxico exibiu no Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira  “A Hora do Espanto” de 1985. Dirigido por Tom Holland, o filme classificado como Thriller tem 1h48 e é estrelado por Chris Sarandon e Amanda Bearse. O debate do filme ficou por conta de Leandro Godoy, youtuber goiano; e Lugas Wagner Nuenes, acadêmico de cinema.

27/08 - Parceria entre o projeto Cinema com Debate e o Cineclube Bauhaus: - O Cineclube Bauhaus exibiu o filme “Meu Tio” de 1958 no Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira. Dirigido por Jacques Tati, o filme de comédia tem 2h e é estrelado por Jacques Tati e Adrienne Servantie. Na ocasião, estavam presentes o Professor de História da Arte Walkenes Lagares e a Arquiteta Maria Francisca Bocchio que participaram como debatedores após a exibição do longa.

28/08 - Parceria entre o projeto Cinema com Debate e o Cineclube Cuca Maluca: O Cineclube Cuca Maluca exibiu “Amor para Recordar”, de 2002 no Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira. Dirigido por Adam Shankman, o filme que é classificado como melodrama/drama tem 1h42 de duração e é estrelado por Mandy Moore e Shane West. Após o filme, houve uma roda de conversa

30/08 – Evento homenageia ex-servidores do MA: - Atividade intitulada "Conversa de tantos tempos" reuniu ex-diretores, ex-servidores e ex-estagiários do Museu Antropológico na última sexta-feira, 30. Durante a atividade foi exibido o filme da maquete eletrônica da Exposição Redes, Saberes e Ocupações: Museu Antropológico/UFG. Exposição que celebra o cinquentenário da instituição e envolve todas as coordenações do MA. Os afazeres do presente, para contar a história do passado, se somaram às recordações de quem já passou pelo Museu e deixou registradas contribuições tanto no ensino, na pesquisa quanto nas ações de extensão. Personalidades como o Prof. Acary de Passos Oliveira, Profa. Edna Luísa de Melo Taveira, ex-diretores do MA, e a Profa. Irmhild Wüst arqueóloga e pesquisadora foram lembradas como alicerces do Museu Antropológico.