Capa - exposição Rosani

Museu Antropológico colabora na criação do Espaço Cultural do Núcleo Takinahaky

Atualizada em 06/08/19 17:31.

Texto e fotos: Rosani Leitão

O evento foi realizado durante I Simpósio do Centro-Oeste de Etnobiologia e Etnoecologia na UFG

 

              O Museu Antropológico colaborou com a criação do Espaço Cultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena e com a produção da Exposição Cosmologias Indígenas: trançando a diversidade cultural inaugurados no último dia 04. O evento foi realizado durante o I Simpósio do Centro-Oeste de Etnobiologia e Etnoecologia que aconteceu entre os dias 02 a 04 de agosto, na UFG.

             A proposta de criação do Espaço Cultural se originou da necessidade de preservação e divulgação de um pequeno acervo de objetos etnográficos doados pelos estudantes indígenas no decorrer dos 13 anos de existência do Núcleo. Partiu da necessidade de documentar, conservar e guardar a coleção, além da criação de um projeto expositivo que pudesse construir uma narrativa da história e da memória institucional do Núcleo, evidenciando o diálogo intercultural proporcionado pela presença e contribuição dos povos indígenas neste espaço de formação docente da UFG.  Atualmente, há estudantes de 27 povos indígenas.

                A exposição foi realizada em colaboração de professores do Núcleo Takinahaky e com o apoio do Museu Antropológico. Ambos contribuíram com o processo de formação dos alunos por meio de seus profissionais, acesso à  espaços especializados, visitas técnicas, cursos e oficinas nas áreas documentação, conservação e exposição de acervos etnográficos.  Além de treinamentos, estudos e discussões de temas referentes aos povos indígenas nas áreas de Antropologia e Arqueologia.

               A curadoria da exposição foi concebida e executada pelos estudantes do Núcleo Takinahaky sob coordenação de Rosani Moreira Leitão, antropóloga do MA.  Professores do Núcleo Takinahaky, servidores e estagiários do MA. também acompanharam o trabalho. Colaboraram com as oficinas os especialistas Adelino Carvalho, Ana Cristina Santoro, Diego Mendes, Janice Mateucci, Karolyn Soledad Saavedra, Tatyana Beltrão, Aline dos Santos Oliveira, Lucas de Souza Nonato, Vanessa Resende, Thaís Maia e Paola Gomes.​

            O Espaço Cultural está sediado no prédio do próprio Núcleo, em uma sala originalmente pensada para o desenvolvimento de atividades culturais. A parte externa da sala ganhou na mesma ocasião um mural feito pelo artista plástico Wes Gama. O mural também  foi construído em parceria com os estudantes do Takinahaky, contendo elementos das culturas indígenas e de seus territórios. ​

 

Acompanhe abaixo fotos do Espaço Cultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena e da Exposição Cosmologias Indígenas:

 

             Exposição Espaço Cultural 1   Exposição Espaço Cultural 12   Exposição Espaço Cultural 14

           Exposição Espaço Cultural 2   Exposição Espaço Cultural 4  Exposição Espaço Cultural 11

      Exposição Espaço Cultural 10  Exposição Espaço Cultural 5  Exposição Espaço Cultural 9

 

Fonte: Comunicação do Museu Antropológico