Capa imagem

MA disponibiliza calendário das comemorações de 50 anos

Atualizada em 06/11/19 09:46.

O Museu é reconhecido por registros representativos da história, da memória institucional e da Região Centro-Oeste

Capa imagem

O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, MA/UFG, comemora neste ano o seu cinquentenário. A instituição do órgão teve importância ímpar para a fundação e desenvolvimento do campo antropológico, arqueológico e museológico no Centro-Oeste e de políticas públicas relacionadas com o tema da nação/região/sertão como a Marcha para o Oeste e a Fundação Brasil Central; estudos das sociedades indígenas nas regiões etnográficas das bacias do rio Araguaia, Tocantins e Xingu. Bem como, uma considerável produção, sobre a cultura material, estudo de línguas indígenas, demarcação de terras indígenas, pesquisas com comunidades rurais e quilombolas e estudos das culturas populares, entre outros registros representativos da história, da memória institucional e da Região Centro-Oeste. Como parte comemorativa de seus 50 anos o MA tem o seguinte calendário de atividades:

1. Exposição Ocupações em curso realizada em parceria com o curso de Museologia/FCS da UFG.

2. “Conversa de tantos tempos” happy hour com ex-servidores, estagiários, alunos e diretores do MA. Dia 30 de agosto, 6ª feira, às 17 horas.

3. 13ª Primavera dos Museus (23 a 29 de setembro)
• Palestra sobre arquivos dia 24 de setembro;
• Visitas às reservas do MA com grupos de 20 pessoas. As inscrições serão pelo site do MA do dia 12/08 a 20/09.

4. 16º CONPEEX – UFG ( 16 a 23 de outubro)
• Rota de Ciência e Cultura – MA;
• Lançamento dos acervos do Museu Antropológico e Centro de Cultura UFG na Plataforma Tainacan (18/10, às 14h no Centro de Cultura UFG)

5. Realização do IV Seminário do NEAP (21 a 23 de outubro)
• Palestra do Ailton Krenak (21 de outubro).

6. Inauguração da Exposição Redes, Saberes e Ocupações: Museu Antropológico/UFG
Dia 27 de novembro de 2019 (previsão), às 17 horas;

7.Palestra com Tereza Perdigão

Massa sovada e alfenim nas ilhas dos Açores - alimentos de partilha e ofertas divinas". Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - IELT — Universidade Nova de LisbMassa sovada e alfenim nas ilhas dos Açores - alimentos de partilha e ofertas divinas.

Dia 29 de novembro de 2019, às 18 horas;

Fonte: Comunicação do Museu Antropológico