Lançamento Direitos Culturais 4

Professor da UNIFOR lança obra "Teoria dos Direitos Culturais"

Actualizado en 21/06/19 17:03 .

A atividade reuniu um público diverso na noite da última quarta-feira.

Texto: Ênya Morais

Fotos: Adelino Carvalho

Lançamento Direitos Culturais 2Professor autor de "Teoria dos Direitos Culturais" em lançamento do livro no Miniauditório do MA.

Na última quarta-feira, 19, o Professor Francisco Humberto Cunha Filho, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) fez o lançamento do livro "Teoria dos Direitos Culturais: fundamentos e finalidades" no Museu Antropológico. Palestrou sobre os Direitos Culturais que mesmo previstos há décadas em declarações internacionais de direitos humanos permanecem neglicenciados e até confundidos com outros direitos. O Professor que também é advogado da União (AGU), acadêmico da Academia Cearense de Letras Jurídicas e Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais - IBDCult, evidenciou as origens e os fundamentos das relações jurídicas que dizem respeito às artes e aos fluxos dos saberes. "A palestra foi esclarecedora e havia um público bem heterogêneo. Pessoas da Museologia, do Direito, da História, Biblioteconomia, Antropologia, Sociologia e, ainda assim, o Professor Humberto se fez muito bem entender. Ele falou desde a Declaração Francesa dos Direitos Humanos de 1789 até como na atual Constituição a expressão direitos culturais ganhou protagonismo", afirma o Professor da UFG Yussef Daibert Salomão de Campos.

Lançamento Direitos Culturais 3A obra chegou ao mercado editorial no fim do ano passado com o objetivo de desmistificar os direitos culturais.

Fuente: Secretaria do Museu Antropológico