foto visita estudantes 2

Estudantes indígenas e quilombolas visitam reservas técnicas do MA

Actualizado en 10/06/19 18:59 .

A visita que foi realizada nesta sexta-feira, 7, promove um reencontro com os referenciais culturais e históricos dos estudantes da UFG

Texto e fotos: Ênya Morais

“É uma sensação de que tem peças nos representando e de que a nossa história não vai morrer”. Esse é o depoimento de Vanuza Haukui de Moura Karajá, estudante do 7º período do curso de História da UFG, ao visitar a Reserva Etnográfica do Museu Antropológico. Ela, Leomar Xerente, Oziel Canela, Autaki Waura, Michael Omo’Wa, Jeronilson Quirino da Silva e outros estudantes da UFG visitaram as reservas etnográfica e arqueológica do Museu nesta sexta-feira, 7.  Além de apresentá-los às reservas técnicas, a atividade tem como objetivo compartilhar saberes para a Exposição dos 50 anos do MA. Marcaram presença o diretor do Museu Antropológico, Professor Manuel Ferreira Lima Filho, o vice-diretor do Museu, Diego Teixeira Mendes, o responsável pela Coordenação de Museologia do MA, Leandro Davi Guimarães e a Coordenadora de Inclusão e Permanência da UFG, Professora Suzane de Alencar Vieira.

Segundo o diretor do Museu Antropológico todas as exposições realizadas em parceria com os coletivos indígenas são compartilhadas: “é um dever da Antropologia fazer esse trabalho de igual para igual”, assevera ele. Manuel fez, ainda, o compromisso de fortalecer as relações com os estudantes das comunidades quilombolas. A Coordenadora de Inclusão e Permanência da UFG pontua que a presença dos estudantes indígenas e quilombolas é importante porque para além da guarda física conhecem a história das peças. “Cada objeto está dotado de valores e crenças de cada povo”, afirma Suzane.

Confira abaixo algumas fotos da visita:

foto bancada

Estudantes, professores e servidores do Museu Antropológico da UFG no Laboratório de Conservação e Restauro antes da visita às reservas técnicas.

foto estudante e bonecas

Michael Omo’Wa, estudante indígena, durante visita à Reserva Etnográfica do Museu Antropológico.

foto estudante e colares

Oziel Canela, estudante indígena,  em manuseio de peças da Reserva Etnográfica do Museu Antropológico.

Foto Taty

Tatyana Beltrão, servidora do MA, apresenta peças da Reserva Arqueológica do MA aos estudantes Autaki Waura, Vittor de Melo, Vanuza Karajá, Jeronilson Quirino e a museóloga Bárbara Freire.

foto taty 2

Tatyana Beltrão, servidora do MA, e os estudantes em visita à Reserva Arqueológica do MA.

Estudante lupa

Oziel Canela, estudante indígena, em observação a um dos mapas da Reserva Arqueológica do MA.

Fuente: Secretaria do Museu Antropológico