17 SNM

Semana Nacional de Museus no Museu Antropológico

Updated at 05/14/19 21:47 .

Programação Completa - Semana Nacional de Museus

Local: Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás

Em 2019, o Ibram, Instituto Brasileiro de Museus, comemora a 17º edição da Semana Nacional de Museus, que ocorre sempre no mês de maio, na semana do dia 18, para celebrar o Dia Internacional dos Museus.

Este ano, o tema proposto, pelo ICOM, Conselho Internacional de Museus, é Museus como Núcleos Culturais: O futuro das tradições, um conceito provocativo que nos questiona, sobre o que significam essas tradições. Tradição no sentido estático, imutável? Tradição passada por bocas, que se misturam e exalam memórias que não devem ser esquecidas? Tradição urbana? Afinal, tradição é o que?

Capa - SNM

Com esses questionamentos na mão, o MA brinca com este conceito e o relaciona com os patrimônios, promovendo então o I Colóquio do NEAP, Núcleo de Estudos em Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais, com mais de 50 apresentações orais que relatam experiências e teorizam sobre o fazer museal, as políticas culturais e como a Antropologia se insere nesse campo.

Capa - NEAP

Já com muitas provocações, o projeto Museologia com Pipoca, nos questiona sobre que tradições estamos lidando, ao debater sobre o filme SLAM: Voz de Levante, e trazer como debatedoras, Iná Avessa, que organiza uma série de batalhas de rap para mulheres, como o SLAM das Manas, e a Giovanna Silveira, graduada em Museologia, colaboradora do CRJ, Centro de Referência e Juventude, na qual está encaminhando o processo de patrimonialização imaterial do Hip Hop em Goiânia.

SLAM

E para fechar essa programação maravilhosa, um dia de descanso, a primeiríssima edição do Piquenique no Jardim, que ocorrerá na entrada do MA, para trazer amigas, amigos, família, cachorro, e o que não pode faltar, comida para animar o dia.

Acesse a programação completa aqui: Programação Completa - Semana Nacional de Museus

Endereço:  Av. Universitária nº 1166 - Setor Universitário - Goiânia Goiás Brasil - 74605-010