Dom Diogo

Técnica do Museu Antropológico faz estágio profissional em Braga

Updated at 12/19/18 15:00 .

Claudia Rocha esteve no Museu Regional de Arqueologia Dom Diogo de Sousa, em Portugal, entre outubro e novembro deste ano

Fotos: Arquivo pessoal

Texto: Ênya Morais

Dom Diogo

Dra. Maria Isabel da Cunha e Silva, Diretora do Museu Dom Diogo de Sousa, Claudia  Rocha e Amélia Marques, Técnica de Desenho Arqueológico.

“O estágio superou as expectativas ao possibilitar o desenvolvimento de competências ligadas aos museus”. Essa é a primeira frase mencionada por Claudia Regina Ribeiro Rocha, técnica em assuntos educacionais do Museu Antropológico, ao descrever o estágio profissional que realizou no Museu Regional de Arqueologia Dom Diogo de Sousa em Braga, Portugal. A técnica esteve em solo português nos meses de outubro e novembro deste ano para se dedicar à preservação, conservação e restauro de peças arqueológicas, planejamento de serviços educativos, culturais, pedagógicos e, ainda, à exploração do patrimônio das principais instituições de Braga.

O Museu Regional de Arqueologia Dom Diogo de Sousa foi criado em 1918 e revitalizado em 1980. Atualmente, tem a missão de “como um organismo científico-cultural no âmbito disciplinar de arqueologia, passando a exercer as suas actividades básicas nos domínios do apoio à investigação, da museologia, da divulgação cultural, do apoio ao ensino e à defesa e preservação do patrimônio arqueológico regional”, de acordo com o site do Museu.

Claudia afirma que o nível de conhecimento dos profissionais do museu português, o envolvimento da equipe e a expressividade do patrimônio arqueológico do local foram determinantes para a qualidade da formação que pôde obter.  A técnica conta também que a experiência contribuiu para a formação profissional e pessoal:  “as habilidades adquiridas poderão influir positivamente em meu ambiente de trabalho e abrir portas para futuras parcerias entre o Museu Regional Dom Diogo de Sousa e o Museu Antropológico da UFG”, conclui ela.

Peça

Restauração: uma das atividades que Claudia Rocha pôde acompanhar no Museu Dom Diogo de Sousa.

Source: Secretaria do Museu Antropológico e http://culturanorte.pt/pt/patrimonio/museu-de-arqueologia-d-diogo-de-sousa/